trilha

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tartarugas do Delta no III Workshop do Projeto Meros do Brasil

Nos dias 09 e 10 de maio, a cidade de Itajaí em Santa Catarina sediou o III Workshop Projeto Meros do Brasil: Estratégias para conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil.
O evento reuniu instituições governamentais, não governamentais, de ensino e pesquisa do país, tendo início com apresentação da equipe técnica do Projeto Meros sobre as temáticas: biologia pesqueira, mergulho científico, genética, protocolo de cultivo. Em seguida, Leyla Maciel, representante da Petrobras e gestora do Projeto Tartarugas do Delta apresentou um breve histórico do Programa Petrobras Ambiental - PPA, que contempla o financiamento de projetos que visam à conservação e preservação ambiental no Brasil.
Alguns dos principais projetos de conservação do país explanaram seus trabalhos e resultados nos últimos anos, como Projeto TAMAR, Golfinho Rotador, Toninhas, Ilhas do Rio, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Albatroz e Projeto Ponta de Piranji.

Representando o Piauí, a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, um dos projetos patrocinados pela Petrobras através da Petrobras Ambiental, apresentou os trabalhos desenvolvidos sobre pesquisa, educação ambiental e geração de renda na APA Delta do Parnaíba.
“O evento foi de grande importância para o setor, uma vez que instituições e projetos tiveram a oportunidade do conhecer as ações desenvolvidas em diversas partes do Brasil, além de proporcionar a troca de experiências, conhecimento e firmar parcerias”, explica a coordenadora de Monitoramento do Tartarugas do Delta, Kesley Paiva.
O evento contou ainda com mesas de discussões sobre as temáticas ‘Desafios da conservação marinha no Brasil’; ‘A Conservação Marinha - Rumo a Rio+20’; e ‘Áreas Marinhas Protegidas’.

Ccom Tartarugas do Delta.