quinta-feira, 20 de março de 2014

Conheça o Prof. Pardal de Parnaíba

Parnaibano faz sucesso no YouTube  com videos ensinado a fazer vários projetos de ciências, e tem como seu ajudante o seu próprio filho Italo Veras.

Evandro Veras, graduado com Especialização em Matemática pela UFPI. Nos últimos seis anos ministrou vários cursos de Capacitação em Matemática para professores das redes municipais e estaduais da região norte do Piauí, abrangendo mais de 30 escolas, em diferentes municípios. Alguns temas abordados nessas capacitações estão sendo disponibilizados no seu blog na internet (A ARTE DE APRENDERBRINCANDO) do qual, tem como objetivo ser fonte de pesquisa para todos os educadores, que também, são comprometidos com a educação do nosso país. 

  Veja alguns de seus inventos:
Eletroímã acoplado a um brinquedo
Gerador elétrico  com alternador de bicicleta
Motores elétricos em paralelo
Evandro relata um pouco da sua vida profissional para o Blog PHB em Nota

“Quando iniciei na área da educação, a minha pouca experiência me fizeram passar por diversas dificuldades durante as minhas aulas, e algumas vezes, pensei até em desistir, porém, comecei a pensar que tipo de estratégia usar para que os alunos tivessem mais interesse e prestassem mais atenção durante as aulas e logo veio a primeira ideia,  eu já tinha uma certa habilidade com eletrônica e em determinado dia eu combinei com os alunos que o assunto que estava trabalhando seria cobrado através de um jogo eletrônico, nesse momento todos ficaram assustados  e sem entender concordaram, lá fui eu fazer o tal jogo, a verdade é que no dia combinado, eu levei o jogo para a sala de aula  e para a minha surpresa aqueles alunos que sentavam sempre no final da sala, nesse dia estavam todos na frente, próximos de mim (e do jogo), aquele material lúdico despertou muito o interesse dos alunos e alguns até comentavam,  “foi a melhor aula de matemática” , fiquei muito satisfeito, pois  a minha primeira conquista acabava de acontecer,  aquela aula me fez perceber que os alunos necessitavam de aulas diferenciadas, onde, o processo de ensino aprendizagem ocorresse de forma prazerosa. 

Dessa forma surgiu o primeiro material lúdico e eu fiquei bastante motivado para continuar desenvolvendo esses jogos, atualmente contamos com mais de cem tipos de matérias lúdicos em diferentes áreas da educação”.

Evandro comemora atualmente em seu canal no youtube o número de 125 vídeos postado veja:
 “É com muita satisfação e dedicação que estamos ultrapassando os 125 vídeos em nosso Canal no YouTube, nele você encontrará diversos experimentos físicos, dentre os quais nós destacamos os geradores elétricos feitos de sucatas, com eles você poderá demonstrar os princípios de funcionamento da energia eólica, hidrelétrica, solar, etc. Temos também muitos exemplos de pilhas caseiras, essa área da eletroquímica geralmente desperta bastante a atenção dos visitantes nas Feiras de Ciências”.



Visite o Blog do Professor Pardal AQUI

Por: Renato Farias/Edição: PHB em Nota