trilha

terça-feira, 18 de novembro de 2014

5º Salão do Livro de Parnaíba registra participação de público recorde

SALIPA_20141115_195405A programação do 5º Salipa realizado pela Prefeitura de Parnaíba, encerrou alcançando aproximadamente vinte e cinco mil pessoas entre participantes e visitantes nos quatro dias de evento. A informação é do superintendente de Cultura Helder Souza, que reconhece no Salão do Livro de Parnaíba como um evento de patamar crescente, que a cada edição agrega mais a família parnaibana e reforça nos cidadãos o sentimento sobre os valores de sua cultura.
 
O prefeito Florentino Neto destacou que o despertar das crianças pelo hábito da leitura é um dos objetivos que o Salipa alcança e que mais satisfaz o município diante da realização do evento. Durante quatro dias o Salipa disponibilizou feira de livro, bate-papos literários, lançamentos de livros, shows musicais, palestras com autores de repercussão nacional, teatro e atividades para crianças.
 
SALIPA_20141115_204430
 
Autores como Alice Ruiz, Sonia Rodrigues e Cristovão Tezza levaram grandes platéias ao auditório do Porto das Barcas nas noites do Salipa, que durante o dia recebeu crianças da rede pública municipal de ensino que dentre outras experiências, puderam escolher e comprar seus próprios livros com cheques-livro distribuídos pela Prefeitura. Este ano além dos alunos, professores também receberam o cheque-livro para aquisição de volumes que venham a acrescer ao seu patrimônio cultural e intelectual.

SALIPA_20141115_195534
 






SALIPA_20141115_221008
 
Para o professor Kássio Gomes, presidente da fundação Quixote, parceira na realização do Salipa, esses são passos da construção de uma nova mentalidade, destacando a iniciativa da Prefeitura em distribuir cheques-livro para alunos e professores da rede pública municipal, como forma de fomentar ainda mais a leitura.

O professor Wellington Soares, assessor na realização do evento, destaca esta edição do Salipa como uma das maiores oportunidades de contribuição direta com a formação da nova sociedade leitora parnaibana.