trilha

sábado, 8 de novembro de 2014

Dicas para a reta final do Enem que começa hoje

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisa estar atento a alguns detalhes para fazer uma boa prova. O professor, Raimundo Tores, diretor dos colégios Lavoisier e Lettera, conta quais as recomendações para esta reta final. 
Os alunos que vão ter dois dias de prova pela frente, precisam estar atentos a alguns detalhes. O professor destaca que é importante conhecer o local das provas com antecedência para evitar transtornos na hora da chegada. Outra dica é não esquecer que, como o exame é nacional, é preciso respeitar o horário de verão. mesmo não incluindo o Nordeste, as provas são aplicados com base no horário de Brasília e começam uma hora mais cedo nos locais que não aderiram.  
As dicas são: 

ANTES DAS PROVAS

1 - Faça um reconhecimento do local onde fará as provas; veja qual o melhor percurso para chegar ao local, tempo gasto no deslocamento, lembrando que nos dias de provas é natural ter um trânsito mais intenso e a demora aumentar.
2 – Chegue no local de provas com uma hora de antecedência; não esqueça que as provas serão realizadas às 13h no horário de Brasília (12h no horário local).
3 – Durma bem nos dois dias que antecedem as provas. Caso revise algum conteúdo, não se canse à toa. Relaxe com um programa leve, alimente-se moderadamente e durma cedo. Você vai precisar estar descansado para enfrentar a maratona de 10 horas de provas, 180 questões e mais uma redação que exige do candidato um posicionamento crítico-reflexivo, com uma solução para o tema abordado.
DURANTE AS PROVAS
1 – Leve água e uma fruta para suportar o 1o dia de prova: existem escolas sem ar refrigerado e o calor das 12 às 16h30 será mais um adversário a superar. 
2 – Leia atentamente o enunciado de cada questão e as informações complementares para a sua resolução (gráficos, charges, tirinhas, mapas etc.). Na maioria das vezes essas informações dão excelentes indicativos a respeito da resposta correta.
3 – Controle o tempo sem tornar-se um escravo do relógio; procure responder os itens calmamente, porém sem perder tempo exagerado em cada item. Encontrando dificuldades na resolução de algum item (questão), passe para o seguinte: lembre-se que você terá, em média, apenas três minutos por questão. 
DEPOIS DAS PROVAS
1 – Após o 1o dia de provas, mantenha a disciplina: dormir cedo, não forçar o corpo e a mente  (atividades de relaxamento e leituras leves são recomendadas). 
2 – o 2o dia de provas é mais cansativo: serão 90 questões e a Prova de Redação, com um acréscimo de uma hora de prova (das 12h às 17h30.) Comece a prova pela Redação, enquanto sua mente está mais descansada e, certamente, as ideias fluirão melhor. Não exceda o tempo destinado para a Redação, de no máximo uma hora. Lembre-se que as provas de Linguagens e Matemática exigirão muita leitura e análise, no primeiro caso, e muito raciocínio e cálculos no segundo caso. É imprescindível fazer um bom uso do tempo de prova.
3 – Após o 2o dia de provas, sua missão está cumprida. Agora é só aguardar o boletim de desempenho no Enem e o período de inscrições no Sisu. 

Cidade verde