quinta-feira, 12 de março de 2015

Wellington articula criação do Conselho de Desenvolvimento do Piauí

O governador Wellington Dias esteve em Brasília nesta quarta-feira (11) reunido com três ministros tratando de iniciativas para promover o desenvolvimento do Piauí. Na primeira audiência, o petista se encontrou com o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro. Na oportunidade, foi acertada uma pactuação para que a pasta auxilie o Piauí na integração e articulação com outros ministérios, órgãos e agentes financiadores do Governo Federal. 
“Isso, de um lado, faz parte da prioridade que tanto o ministro, quanto a presidente Dilma Rousseff querem dar ao nosso estado e, do outro, garantirá ajuda na área da captação de investimento e apoio a investidores que já estão no Piauí atuando em áreas em que o estado tem grande potencialidade como energias renováveis, mineração, agronegócio, produção irrigada”, declarou Wellington Dias.
Segundo o governador, foi acertada ainda uma agenda de trabalho para os próximos 30 dias. A expectativa é que em abril o ministro faça uma visita ao estado. “Será a oportunidade para fazermos a instalação de um Conselho de Desenvolvimento do Piauí e tratarmos com os diversos setores uma agenda de trabalho que tornaremos realidade no decorre deste mandato”, adiantou.
Assuntos Estratégicos
Com o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, Wellington tratou de um projeto de desenvolvimento que a pasta possui para o estado. “Quando era ministro do governo Lula, Mangabeira Unge) esteve no Piauí, em Parnaíba e em Picos. Ele nos disse do seu desejo de implementar um projeto nacional a partir Nordeste, de dar um olhar diferenciado a esta região de grande potencial que precisa apenas de oportunidade e de ser tratada com a prioridade necessária”, informou Wellington Dias, acrescentando que no encontro ficou acertado de se agendar um momento de trabalho entre o ministro e todos os governadores nordestinos, provavelmente no Piauí, em abril, para apreciação do projeto e uma pactuação para tornar este uma realidade.
Agricultura
Wellington Dias esteve ainda com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, com quem debateu assuntos sobre a região Matopiba, que engloba Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia, e é considerada estratégica par ao desenvolvimento do país pela presidente Dilma Rousseff. Na oportunidade, ficou agendado para a próxima semana, uma reunião entre o ministério e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, José Icemar Lavor Neri, o Nerinho; de Planejamento, Antonio Neto; e Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, além de representantes do Banco do Nordeste.
Katia Abreu se comprometeu em apresentar a proposta de um plano e conjunto de projetos e programas para resolver as carências da região. “Por exemplo, a conclusão da BR 020, que interessa o Piauí; da BR 235, com a autorização da ponte entre Santa Filomena e o Alto Parnaíba, em conjunto com o Ministério dos Transportes e o DNIT. A ministra também incorporou uma sugestão de incluir o projeto da Transcerrados, onde temos interesse que haja investimento do governo federal para a conclusão dessa importante rodovia, e o estado complementaria com as outras ligações necessárias. A ministra também mostrou sensibilidade ao trabalhar os nativos, os pequenos, garantindo o incentivo para a criação de uma nova classe média na região com incentivo, qualificação e financiamento”, informou Wellington Dias. O governador acrescenta ainda que o Ministério da Agricultura tem a intenção de criar uma agência para cuidar exclusivamente da região MATOPIBA.

Cidadeverde