sábado, 31 de outubro de 2015

Prefeitura e Secretaria de Justiça asseguram Atenção Básica de Saúde à presidiários

A Prefeitura de Parnaíba firmou convênio com a Secretaria de Estado de Justiça para implantação da Estratégia de Saúde da Família na Penitenciária Mista de Parnaíba, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp). A solenidade aconteceu na tarde de quinta-feira (29) na sede do presídio no Bairro Nova Parnaíba. Segundo o prefeito de Parnaíba Florentino Neto, a Atenção Básica se destina a colaborar na saúde, na integridade física e ressocialização dos detentos, uma ação de respeito a condição humana.
 
penitenciária (1)
 
Na oportunidade foi realizada a aula inaugural do Curso de Preparador de Doces e Conservas destinado a 20 detentas, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Daniel Oliveira, secretário de Estado de Justiça do Piauí, assinou a autorização para reforma da Penitenciária. Segundo Oliveira, a intervenção se destina a assegurar um meio de vida para as pessoas, que após cumprirem sua pena retornam para a sociedade. “Eu acredito que com a educação a gente avança muito”, enfatizou.
 
penitenciária (2)
 
Quanto a reforma do presídio, esta aconteceu pela última vez em 1999 e agora passará por nova intervenção. Eduardo Ferreira, diretor da Penitenciária Mista de Parnaíba, afirmou que os projetos de ampliação contemplam a adequação do espaço, como uma sala de recepção com capacidade de 200 pessoas, um brinquedoteca para os filhos dos detentos ficaram no momento das visitas, reforma da padaria, do restaurante e cozinha. Disse ainda que aumentará o número de vagas para detentos.
 
penitenciária (4)
 
penitenciária (3)