segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Governo reafirma compromisso de revitalização dos rios no Piauí

Durante a ação de plantio de 3 mil mudas de árvores às margens do rio Piauí, no município de São João do Piauí, o governador Wellington Dias e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho,  reafirmaram o compromisso de desenvolver um trabalho de educação e conscientização ambiental junto aos municípios, visando a revitalização dos rios no estado.
O governador disse que a preservação dos recursos naturais no Piauí é uma meta de seu governo e que devem ser desenvolvidas várias ações de educação ambiental, principalmente, junto às escolas e comunidades ribeirinhas. Wellington plantou várias mudas de árvores nativas nas margens do rio Piauí. “Este trabalho será desenvolvido pela Semar, com apoio das prefeituras e parceiros importantes que já nos garantem apoio, como por exemplo, a Codevasf, que garante as mudas de árvores para o reflorestamento. No entanto, é preciso o apoio de todos que devem ter a conscientização ambiental”, ressaltou Dias.
Wellington Dias disse que a preservação dos recursos naturais no Piauí é uma meta de seu governo.( Foto: Ascom Semar)
O secretário Ziza Carvalho disse que toda a equipe técnica da Semar vem trabalhando para garantir a preservação ambiental no estado. “Queremos o desenvolvimento, mas não a qualquer custo. É preciso que todos tenham a consciência de que é necessário a preservação de nossos recursos naturais. No caso dos rio Piauí, por exemplo, existem muitas atividades comerciais nas proximidades do leito e isso, de certa forma, acaba agredindo o rio e causando sua poluição”, enfatiza Carvalho.

Por conta disso, o secretário solicitou apoio do prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, no sentido de trabalhar a conscientização ambiental juntos aos comerciantes. Técnicos da Semar e da Prefeitura realizaram um trabalho junto aos comerciantes, que se negaram a colaborar.
“Diante da resistência dos comerciantes, resolvemos acionar o Ministério Público, por meio do promotor de Justiça de São Raimundo Nonato, Vando da Silva Marques, que também atende o município de São João do Piauí, para notificar os proprietários de comércio. Dentre as irregularidades que observamos, está a instalação de cerca no leito do rio”, acrescenta Ziza Carvalho.
ccom