terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sedesc certifica mulheres do Curso de Culinária do Projeto Comunidade Produtiva

A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), realizou na noite da última sexta-feira (06) a entrega de certificados para 24 mulheres das comunidades Pedra do Sal e Vazantinha que participaram do Curso de Culinária Básica – a base de peixe e frutos do mar, contempladas pelo programa Comunidade Produtiva.
 
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flaviana Veras entregou os certificados juntamente com o prefeito Florentino Neto. O objetivo do curso foi aplicar técnicas de cortes e cocção em alimento à base de peixes e frutos do mar, implantando boas práticas na manipulação de alimentos e inovando pratos para cardápios valorizando a matéria prima e a culinária regional além de ser sustentável, aproveitando partes do peixe antes descartadas, como a barriga. As mulheres agora contam agora com mais uma oportunidade para complementação de renda.
 
culinária (4)
 
Durante o curso, ministrado em uma semana, foram apresentadas noções básicas de higiene, higiene dos alimentos; também o trato com alimentos como tipos, cortes e métodos de cocção, recebimento, armazenamento, embalagem, técnicas de preparação, guarnições, montagens e apresentações dos pratos.
 
culinária (3)
 
A profissional gourmet e instrutora do curso, Inês Melo, foi quem idealizou o curso para promover uma culinária sustentável e regionalista para assegurar atração de turistas e geração de renda. “Quando desenvolvi a gastronomia sustentável visei aproveitar partes do peixe antes desperdiçadas e que rendem pratos magníficos, e o curso foi desenvolvido partindo desse pressuposto da utilização da matéria prima que antes não era aproveitada”, enfatizou.
 
culinária (2)
 
O prefeito Florentino Neto afirmou que ainda este ano serão feitas inscrições na comunidade para cursos do PRONATEC em conjunto com a associação de moradores que dialoga sobre essas necessidades ajudando a captar o maior número de pessoas para fazer estes cursos.
 
culinária (1)
 
O Programa está presente em mais de 43 comunidades de Parnaíba ofertando cursos de qualificação, que corresponde a uma ação completar do programa Bolsa Família e visa entre outros objetivos garantir a convivência familiar e comunitária e promover aquisições sociais potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias.