sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ciro propõe que órgãos públicos atendam por linguagem de sinais

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou projeto de lei que obriga órgãos públicos a oferecerem interpretação de libras às pessoas com deficiência. Pela proposta, as instituições devem providenciar tradução por meio de profissionais qualificados ou programas de computador e equipamentos de informática.
Ciro destaca que a legislação brasileira vem, de modo crescente, adotando medidas que conduzam à igualdade entre as pessoas com deficiência e as demais. Ele ressalta, no entanto, a necessidade de as medidas também contemplarem diretamente os cidadãos com deficiência auditiva.
“Todos sabemos o quanto as pessoas com deficiência auditiva ou fonética têm dificuldades para comunicar-se quando necessitam de serviços em geral, e dos serviços públicos em particular”, explica o senador.
Para o parlamentar, essa medida é um instrumento a mais no processo de inclusão das pessoas com necessidades e é dever do poder público proporcionar alternativas, facilitando seu acesso a serviços básicos. 
O PLS 52/2016 será analisado na Comissão de Direitos Humanos e na Comissão de Educação do Senado e depois segue para votação em plenário.
cidadeverde