sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Prefeitura fecha portas do Centro de Especialidades em Saúde de Parnaíba

Mesmo com um prefeito e um secretário da saúde médicos, Parnaíba regride quanto aos atendimentos de saúde. O Centro de Especialidades em Saúde (CES) – Dr. Odival Resende inaugurado em dezembro de 2015 está com as portas fechadas, prejudicando pacientes não só do município como também, de toda a planície litorânea.

O CES que ficava localizado na Rua Simplício Dias, nº 143, em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, compreendia o atendimento em 32 especialidades de saúde e ainda oferecia exames para os pacientes.

Populares tem buscado o atendimento, mas se deparam com o local fechado. Conforme uma denúncia recebida pelo Extra Parnaíba, uma paciente com necessidade de uma consulta com ortopedista foi encaminhada de uma Unidade Básica de Saúde – UBS para o CES, mas ao chegar no local foi orientada a buscar auxílio no prédio onde funcionou o PAM na Praça da Graça e de lá a mandaram para a Clínica São Lucas, localizada na Rua Riachuelo, no centro da cidade.
Ao chegar a Clínica São Lucas pediram que a senhora retornasse para a Unidade Básica de Saúde porque não há previsão para esse tipo de atendimento especializado. Outras informações dão conta de que, o local não possui estrutura adequada para receber a população parnaibana. Além dos inúmeros prejuízos para a saúde pública, pacientes que precisam dos médicos para atestar a saúde e receber auxílio-doença, aposentadoria pelo INSS não vão poder e podem perder seus benefícios.

O atendimento que tem sido realizado em um prédio em frente à Praça Santo Antônio, tem sido feito de forma inadequada para quem prometeu agilidade nos serviços de saúde do município. A estrutura do local além de não ser adequada para ser um Centro de Especialidades, espaço insuficiente para o atendimento das especialidades que antes eram atendidas no antigo local.

A Secretaria Municipal da Saúde informou através dos meios de comunicação que o CES funcionará a partir da próxima semana de forma integral no prédio em frente a Praça Santo Antônio. Por enquanto, a população precisa aguardar doente em casa por atendimento especializado.

Extraparnaiba