quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Wellington aprova edital para 3 mil vagas via EaD em 60 municípios

O governador Wellington Dias aprovou nesta terça (7) a implantação de 60 novos polos de Educação à Distância (Ead) no estado. A medida é resultado de acordo de cooperação técnica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para ampliar os cursos superiores no estado. Serão ofertadas três mil vagas, através de edital público previsto para março. A previsão do início das aulas é para o primeiro semestre deste ano.

O edital deverá lançar 50 vagas para cada município, capacitando piauienses pelo ensino superior via Universidade Aberta do Brasil em mais de cem municípios. “Hoje finalizamos os últimos acertos que antecedem o lançamento do edital para o vestibular EaD para os cursos de administração de empresas nos 60 novos municípios que farão parte da rede de oferecimento de cursos superior pela Universidade Estadual do Piauí. Todos os recursos necessários para que os cursos transcorram com infraestrutura física e pedagógica estão assegurados pelo Governo do Estado”, destacou o reitor da Uespi, Nouga Cardoso.

O governador também autorizou um segundo vestibular no segundo semestre para outro grupo de municípios. Para isso, estão garantidos via Seduc, cerca de R$ 20 milhões para a conclusão de prédios e infraestrutura de pólos. A previsão é de que, a partir de 2018, todos os municípios do Piauí contem com ensino superior público.

O presidente da Fafepi, Francisco Guedes, explica como a fundação vai contribuir na implantação dos cursos. “A Fapepi vai participar do sistema de gestão de bolsas, tanto para os professores da Uespi que vão ministrar as aulas, quanto para os monitores, tutores e ajudantes em cada pólo desses 50 municípios”, informou o getsor.

De acordo com a administração superior da Uespi, todos os 60 polos já são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre o edital e a abertura das inscrições poderão ser consultadas no site da universidade www.uespi.br.
Fonte: CCOM