quinta-feira, 9 de março de 2017

Governador Wellington Dias autoriza abertura do processo licitatório para o Porto dos Tatus

O governador Wellington Dias autorizou, nesta quarta (8). a abertura do processo licitatório para a contratação de empresa que executará as obras do Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande, litoral do estado.
A autorização foi concedida em audiência realizada na manhã desta quarta-feira (08), no Palácio de Karnak, logo após a assinatura do termo de cessão de uso gratuito do terreno onde está localizado o Porto dos Tatus, firmado entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Governo do Estado.
A cessão da área para o estado do Piauí, pela SPU, foi a última etapa antes da abertura do processo licitatório e se fez necessária por se tratar de uma área pertencente à União. O valor inicial da obra está orçado em R$ 2.070.608,71, com recursos provenientes do governo do Estado, por meio da Setrans-PI.
Wellington Dias falou da expectativa para o início das obras. “Esta obra é de fundamental importância para a região do Delta. Tivemos uma pequena demora na liberação do projeto, mas agora a SPU e o Governo do Piauí, através da Setrans, acertaram os últimos detalhes para a cessão da área, sendo que hoje concretizamos essa parceria. Esperamos que, num prazo de aproximadamente 60 dias, tenhamos as condições necessárias para contratação de empresa, através de licitação, para a realização desta obra, que é tão importante para o turismo do nosso litoral”, destacou o governador.
Para o secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, o novo Porto dos Tatus vai fomentar o turismo e a economia local. “A partir de agora daremos início ao processo de licitação, que estava dependendo apenas da cessão da área, pela SPU. Após a contratação da empresa e execução das obras, contaremos com uma nova infraestrutura, muito mais eficiente, confortável e segura, visto que as atuais instalações são precárias e não atendem as necessidades da comunidade, nem a demanda turística no local”, destacou o gestor, enfatizando que o projeto está em perfeita consonância com as normas relacionadas ao meio ambiente.
O terreno onde está localizado o Porto dos Tatus tem uma área correspondente a 1.168,80 m², inserido dentro do perímetro constituído pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba.
“O projeto de revitalização do Porto dos Tatus visa o atendimento do fluxo turístico com maior qualidade, tendo em vista que o Delta do Parnaíba é conhecido não só no Brasil, como também no exterior. Sem sobra de dúvidas, a nova infraestrutura vai trazer uma vida nova para a principal porta de entrada do Delta e esperamos que em um curto espaço de tempo consigamos concretizar esse projeto, que deve alavancar o turismo nessa região.”, disse a superintendente da SPU no Piauí, Aline Castelo Branco.
O novo Porto dos Tatus contará com terminal de recepção para turistas, um mirante com plataforma de acessibilidade, banheiro públicos com acessibilidade, administração, píer com passarela de madeira para embarque e desembarque de turistas, pórtico e iluminação adequada.
Fonte: CCom