quarta-feira, 5 de abril de 2017

Wellington deve substituir secretário de Saúde na próxima semana

Wellington Dias

Está decidido: o governador Wellington Dias vai substituir o secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa, provavelmente na próxima semana, segundo fonte muito próxima do governador. Aproveitará para apresentar Jôve Oliveira, como nova presidente da Fundação Antares e sinaliza que fará mais mudanças na sua equipe. O substituto de Costa deverá ser mesmo o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que também é ligado ao deputado federal Assis Carvalho.


Importantes auxiliares do governador entendem que a medida é acertada porque a campanha "fica Francisco", feita supostamente com a anuência do secretário, para permanecer no cargo, criou um mal estar no Governo, principalmente junto a aliados, que viram no movimento uma espécie de desobediência do auxiliar, deixando Wellington numa situação delicada politicamente. “O governador não tem outra saída para mostrar quem manda", comentou um deles pedindo omissão de seu nome.

"Foi a campanha"
Conversei demoradamente ontem com um dos auxiliares mais próximos de Wellington Dias e perguntei o que levou o governador a decidir pela substituição do secretário de Saúde. A reposta veio rápida: "foi a campanha fica Francisco".
Questão política
Claro que não foi só isso. Existe a questão politica, pois a permanência do secretário provocou um ferimento relativamente grave na relação do governador com o senador Ciro Nogueira. Nomeando Florentino Neto para a saúde, político ligado a Assis Carvalho, Wellington deixa a secretaria com o PT, mas coloca no lugar um amigo pessoal de Ciro.

Florentino Neto

Engenharia política
A nomeação de Florentino para a Secretaria de Saúde pode não agradar aos mais radicais do PT, mas deixa esses setores sem argumento para dizer que a substituição é um prejuízo para o partido, afinal de contas Florentino é filiado à agremiação de Wellington.

Por Feitosa Costa