quinta-feira, 11 de maio de 2017

Vereadora Fátima Carmino cobra transparência na aplicação de recursos da saúde em Parnaíba

Convocado pela Câmara de Parnaíba, o secretário de saúde, Valdir Aragão esteve na noite de ontem para explicar sobre o reordenamento da saúde (atendimento nas Unidades Básicas de Saúde), amplamente criticada pela população.  O secretário usou sua fala para criticar a última gestão. Além dele, outros assessores também compareceram para falar dos programas que estão sendo desenvolvidos no âmbito municipal.
A vereadora Fátima Carmino questionou Valdir Aragão e sua equipe sobre a ausência de informações da Secretaria da Saúde no Portal da Transparência e cobrou também o relatório quadrimestral sobre as ações, em cumprimento a Lei 141/2012, que exige a apresentação dos dados em audiência pública na casa legislativa. 
A parlamentar solicitou a inclusão dos dados da secretaria municipal de saúde no Portal da Transparência. Além disso, Fátima Carmino afirmou ter conhecimento através do site da Fundação Nacional de Saúde, que o município de Parnaíba já recebeu no ano de 2017 valores acima de 20 milhões de reais, estando os vereadores a impossibilitados de fiscalizar as despesas pela falta de transparência da gestão da saúde do município.

Outra cobrança foi sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde, uma vez que ainda no período de transição foi solicitado o cancelamento por parte da equipe da atual gestão do processo licitatório e que até hoje o município não conseguiu se organizar para fazer a tal licitação. Ao final da sessão, os técnicos da secretaria afirmaram voltar a câmara de vereadores no início de junho para apresentar o relatório em audiência pública.

Por Tacyane Machado