segunda-feira, 26 de junho de 2017

Wellington Dias participa da posse do novo bispo de Floriano

Francisco GilásioO governador Wellington Dias participou, nesse sábado (24), da missa de posse do novo bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade. A solenidade foi realizada na praça da Catedral de São Pedro de Alcântara e contou com a presença de centenas de cristãos católicos de Floriano e região, que deram boas-vindas ao novo missionário da diocese.
Wellington cumprimentou o novo bispo em nome do povo do Piauí. "Sei da importância da presença de Deus no coração do nosso povo. É isso que move a esperança da nossa gente. Saiba que pode contar com a parceria do Governo do Estado, afinal, sabemos da importância da Igreja Católica no trabalho social com crianças, idosos, dependentes químicos e tantos outros. Acreditamos e temos excelentes expectativas com a sua vinda", declarou Dias.
A abertura do evento foi feita com o hasteamento das bandeiras do município de Floriano, do Piauí e do Brasil. As boas-vindas foram dadas sob o tema bíblico "Na ternura de Cristo".
"Sinto que é muito árdua a função de bispo, mas muito me alegra e encoraja essa função que me foi dada por Cristo", contou Dom Edivalter.
O sacerdote disse não trazer nenhum programa pastoral pronto, mas revelou a importância da igreja estar atenta aos "sinais do tempo", apontando para uma "saudável continuidade" da condução da diocese para a adaptação às "novas e legítimas exigências dos novos tempos", afirmou o bispo.
Também participaram da solenidade de posse os secretários de Estado Merlong Solano e Francisco Costa, os deputados federais Assis Carvalho e Silas Freire e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.
"Dom Edivalter é o terceiro bispo desde que foi criada a Diocese de Floriano, que se desmembrou da Diocese de Oeiras em 2008. Recebemos sua vinda com muito carinho. Nossa cidade é marcada por muitos religiosos e festejos tradicionais, além da presença dos franciscanos", lembrou o prefeito.
História
Dom Edivalter de Andrade nasceu no dia 17 de abril de 1962, em Barra do São Francisco, estado do Espirito Santo. É formado em Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória e graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
No dia 29 de março de 2017, o papa Francisco nomeou Edivalter de Andrade como terceiro bispo da cidade de Floriano.
A carreira sacerdotal do religioso passou pela paróquia de Jaguaré e Vila Valério, ambas no estado do Espírito Santo, depois seguindo período como pároco em sua cidade natal.
Dom Edivalter também já foi diretor da rádio capixaba Kairós e membro do Conselho Presbiterial e do Colégio de Consultores, instâncias da Igreja Católica.
ccom