quinta-feira, 12 de julho de 2018

CAOS: Na contramão da educação, Mão Santa fecha duas escolas na zona rural de Parnaíba

As Escolas Municipais, Sebastiana Braz da Costa (Povoado Boa Vista) e José Ribamar de Lira (Povoado Alto do Batista) foram fechadas pelo prefeito Mão Santa. As duas unidades de ensino ficam localizadas na zona rural de Parnaíba. Moradores denunciam o abandono e retratam a realidade das famílias que precisavam dessa assistência nas comunidades.
Na comunidade Boa Vista, a Escola Municipal Sebastiana Braz se encontra fechada a cadeado e sem nenhum cuidado por parte do poder público. Sujeira e abandono retrata o espaço que já voltado para atividades de educação. Moradores relatam que não foram comunicados do motivo pela desativação da escola.
Uma das populares diz ainda, que todas as crianças da região estudavam na escola. “As mães ficaram revoltadas com isso, pois são muitas crianças pequenas para ir para a outra escola mais distante”.

Ermelinda de Souza, que trabalhou trinta e três anos como merendeira da creche, disse que não sabe explicar o que aconteceu para o fechamento do espaço.

Devido o abandono, o espaço já foi alvo de furto por não ter nenhuma vigilância. Objetivos foram levados pelos vândalos. A grade do portão principal está quebrada.
No Alto do Batista, além da sujeira, quase todos os objetos referentes à escola foram furtados. A escola foi fechada no início de 2017, início da gestão do Prefeito Mão Santa, época em que foi feito reordenamento das escolas por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Por conta disso, pais precisam enfrentar a estrada em condições precárias para levar os filhos para unidades de educação localizadas na zona urbana da cidade, o que demanda bastante tempo conforme relatou Jesus Silva, mãe de quatro alunos, que estudavam na Escola Municipal José Ribamar de Lira. 

Parnaíba na contramão de uma Lei Federal

Em 2014, a presidenta Dilma Rousseff, sancionou lei que dificulta o fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. A Lei 12.960, de 27 de março, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para fazer constar exigência de manifestação de órgão normativo, como os conselhos municipais de Educação, do sistema de ensino para o fechamento desse tipo de escola.

ASSISTA O VIDEO:



Por Tacyane Machado / TV DELTA