sexta-feira, 6 de julho de 2018

Governador Wellington Dias inaugura Centro Integrado de Especialidades Médicas de Parnaíba

Uma grande conquista para o município de Parnaíba! Hoje, foi inaugurada pelo governador Wellington Dias, o Centro Integrado de Especialidades Médicas, que tem uma parceria entre Governo do Estado do Piauí através da Secretaria Estadual da Saúde, Universidade Federal do Piauí e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI. O atendimento contemplará pacientes de Parnaíba e de toda a região.
A solenidade de inauguração contou com a participação do governador Wellington Dias, secretário estadual da saúde, Florentino Neto, presidente da Fapepi, Francisco Guedes, senador Ciro Nogueira, deputados estaduais, Zé Hamilton, Dr. Hélio, Flávio Nogueira Jr, deputados federais, Merlong Solado e Flávio Nogueira, vereadores de Parnaíba, entre eles, Fátima Carmino, Ricardo Veras, Daniel Miranda e João Unimagem. Além destes, o coordenador do curso de Medicina da Ufpi, José Ivo Pedrosa, a diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Adrízia Fontenele, a vice-diretora do campus da Ufpi de Parnaíba, Dra. Ivanilza Moreira, Cristiane Moura Fé (Sesapi), dentre outros.
O governador Wellington Dias, após o ato de inauguração, conheceu as salas que fazem parte do Centro, como consultórios médicos.
“Nós temos de um lado, o atendimento e paralelo à isso, a pesquisa. Os profissionais que aqui vão atuar também vão trabalhar com uma base de dados de pesquisa para o Estado e o país”, enfatizou o governador Wellington Dias.
Florentino Neto, secretário estadual de saúde, disse que a Policlínica ofertará um atendimento especializado. "Com a estrutura integrada será possível desenvolver estudos para o diagnóstico da situação e desenvolvimento de ações para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, negligenciadas, emergentes e reemergentes, além de ofertar consultas e exames para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso beneficiará diretamente a nossa população parnaibana, bem como será uma fonte vasta de conhecimento para as universidades e desenvolvimento de pesquisas na área".

O senador Ciro Nogueira também ressaltou a importância da parceria entre Governo do Estado, Fapepi e Ufpi, nesse investimento, que segundo ele, será de grande benefício para a população de Parnaíba e cidades vizinhas.

De acordo com a diretora do Heda, Adrízia Fontenele, a Policlínica é um ganho para os pacientes do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. “Todo paciente que sair do Heda, precisando de acompanhamento clínico, ele terá uma referência e uma contrareferência que é o Heda novamente se ele precisar. Esse paciente poderá fazer todo o acompanhamento da patologia dele e todo acompanhamento ambulatorial”.

Adrízia Fontenele exemplificou que se um paciente precisar de um cardiologista no Hospital Dirceu, ele será atendido, mas diante de um acompanhamento prolongado, a regulação que funcionará no Heda, o encaminhará para uma consulta na Policlínica de Parnaíba, com dia e hora marcada para um especialista.

“A Policlínica de Parnaíba vai funcionar oferecendo consultas em diversas áreas, entre elas, cardiologia e ginecologia. O apoio, diagnóstico e tratamento eletivo será feito nesse local. Ao mesmo tempo que os atendimentos serão realizados com especialistas, será feito um trabalho de pesquisa junto à Universidade Federal do Piauí. A intenção que esse espaço seja modelo para a região. A Policlínica também servirá como estágio para os alunos da Ufpi, não só do curso de Medicina, mas também, outros cursos”, destacou Cristiane Moura Fé, da Secretaria Estadual da Saúde.

“A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí tem a satisfação de participar dessa parceria. Nós temos em Teresina, um Centro De Pesquisas em Doenças Tropicais, Negligenciadas e Emergentes e a Policlínica de Parnaíba que terá um trabalho com doenças crônicas servirá como base para os diagnósticos e o fomento ao trabalho da pesquisa desse Centro Integrado na capital”, disse Francisco Guedes, da Fapepi.
O Centro Integrado de Especialidades Médicas de Parnaíba está localizado na Avenida Capitão Claro, 383, no Bairro Nova Parnaíba.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba