domingo, 1 de julho de 2018

O fim do São João da Parnaíba ou um caso de vergonha alheia?


É entristecedor chegar à Praça Mandu Ladino e ver que de fato o evento, que nas gestões dos prefeitos Zé Hamilton e Florentino Neto alcançaram níveis nacionais de qualidade profissional, chegou a render imagens tão vazias quanto o próprio evento deste ano. O atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa , chegou a mais uma vez nos envergonhar publicamente, quando ao anunciar o evento, disse sem a menor noção do que falou, que este seria um São João maior que o da Paraíba. Isso foi apenas o começo de um sentimento de vergonha alheia, que ninguém merece sentir, que começou a se espalhar pela cidade.


No ano de 2015, na gestão do então prefeito Florentino Neto, a Prefeitura de Parnaíba ofereceu uma super estrutura montada na Praça Mandu Ladino, para atender ao público visitante do São João da Parnaíba, que sediou o “XI Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas” pela primeira vez no Piauí, dada a excelência e referência enquanto festival junino Brasil a fora.

Nesta edição deste ano do São João da Parnaíba, o que temos diariamente é praça vazia, não importa a hora nem o dia, o cenário é sempre o mesmo sem luz, sem cor, sem brilho, sem decoração, sem público e até mesmo sem licitação para a montagem das arquibancadas, com um palanque político permanentemente montado no palco central da festa. Festa que por sinal, teve até zum-zum-zum sobre uma possível falta de tino gestor, envolvendo a  banda de uma das noites.

À frente de toda essa novela amadora, com cenas desastrosas e desestimulantes, um superintendente de cultura forasteiro, cercado de permanentes propensos sucessores ao cargo, como que em uma fila, ansiosos e ansiosas por sua vez. Logo nesta pasta, que precisa mais que qualquer outra, conhecer de fato a identidade do parnaibano, porque afinal de contas cultura é igual ao que identifica o povo, tudo o que vem sendo desrespeitado em sucessivas bolas foras da atual desgestão municipal de Parnaíba, nas mais diferentes áreas da municipalidade.

VEJA IMAGENS  DO SÃO JOÃO DA PARNAÍBA NAS GESTÕES DO PREFEITO ZÉ HAMILTON E FLORENTINO:




Por Romualdo Neves