quinta-feira, 19 de março de 2020

Secretário de Saúde confirma três casos positivos para o coronavírus

Resultado de imagem para secretario florentino confirma casos de coronavirus

A Secretaria Estadual de Saúde acaba de confirmar que o Piauí registra três casos positivos para o coronavírus. O secretáriode Saúde Florentino Neto não deu detalhes de quem são esses pacientes. 
 "Com responsabilidade e transparência venho aqui divulgar o boletim mais recentes sobre os casos de coronavírus no Piauí e informar que três pacientes testaram positivo para Covid-19. Todos estão em tratamento e sendo acompanhados por especialistas. É tempo de prudência e pedimos que a população, mais do que nunca, siga todas as recomendações e medidas anunciadas pelo Governo do Estado nesta quinta-feira". Os exames foram confirmados pelo Laboratório Central (Lacen).


Aguarde mais informações

Flash Yala Sena

Piauí passa a fazer segunda testagem para coronavírus a partir desta quinta (19)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anuncia que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir desta quinta-feira (19). O Lacen, atualmente, já é o único laboratório de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).
De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um desses vírus, consequentemente tem-se a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Agora, este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que o Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste.
O gestor aborda ainda a importância da divulgação dos dados dos resultados dos exames laboratoriais diariamente. “Estamos procedendo com transparência e com muita responsabilidade divulgando todos os dias os dados consolidados dos exames laboratoriais realizados aqui e no centro de referência, permitindo informar à população quantos caso nós temos suspeitos e quantos já foram descartados. Quero tranquilizar os piauienses e informar que até este momento não temos nenhum caso confirmado”, pondera Florentino.
Se antecipando em relação à realização da segunda testagem no Lacen, a Sesapi encaminhou técnicos do Laboratório Central para realizar treinamento no instituto Evandro Chagas, na cidade de Belém. “Estamos tomando todas as providências e deveremos ter nas próximas 24 horas o início da segunda testagem sendo realizada no Piauí, o que dará ainda mais agilidade nas respostas que queremos para a sociedade”, pontua o secretário da Saúde.
Desde o anúncio do Covid-19, a Sesapi vem trabalhando o Plano de Contingência, que está sendo cumprido e tendo suas ações aperfeiçoadas. “Estamos sempre buscando ampliar e melhorar todas as ações, dessa forma, estamos buscando ampliar o número de leitos e, agora, implantar a segunda testagem no Piauí para garantir a assistência à população por meio da nossa rede de hospitais estaduais, regionais e dos hospitais de referência. Iremos também continuar divulgando o boletim diariamente, sempre às 10h, além de realizarmos reuniões com os representantes do Comitê de Operação de Emergência (COE), deixando claro para a população todas as ações da secretaria”, conclui Florentino Neto.
cidadeverde

Governador anuncia decreto de calamidade; deputados votarão medidas

O governador Wellington Dias (PT) anunciou em coletiva nesta quinta-feira (19) que vai decretar estado de calamidade no Piauí por causa do coronavírus. 
O decreto, que ainda não foi divulgado, será enviado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e só terá validade após os deputados aprovarem. No documento, o Governo do Estado proíbe a realização de eventos e deverá restringir o funcionamento de bares, restaurantes, academias, clínicas e shoppings. Os artigos do documento não foram divulgados e na tarde desta quinta será analisada pela assessoria jurídica do Karnak e somente depois será assinado pelo governador. 
"O objetivo é agilizar para que dentro do Piauí possamos trabalhar numa situação que vai além da urgência e emergência. Poder garantir as condições de ter recursos humanos e financeiros voltados para este objetivo. É um decreto de calamidade voltado para este objetivo de lidar com os efeitos do coronavírus. Estamos também fazendo uma nova etapa de medidas. Medidas mais fortes do que já tínhamos feito antes. Estamos determinando que sejam suspensos todos e qualquer evento, em qualquer área, particulares inclusive, na linha da prevenção. Além do não funcionamento de bares, restaurantes e shoppings", disse o governador.
"Precisamos reduzir acidentes, a demanda de acidentados para viabilizar condições de atendimento aos que por ventura precisar", acrescentou Wellington Dias.
A solenidade teve a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho; do prefeito de Timon, Luciano Leitoa; do presidente da APPM, Jonas Moura, além de outras autoridades.
Segundo o governador, o decreto acompanha a decisão do governo federal e do Congresso Nacional. "Vamos encaminhar ainda hoje para a Assembleia Legislativa do Piauí. A Assembleia deverá homologar ou não o decreto de calamidade", afirmou o governador.
O governador disse ainda que o Estado irá apresentar um plano para a área de transporte. “Em Teresina e outras cidades vamos apresentar o plano para funcionamento apenas no horário de pico. Também destaco que vamos colocar controle em todas as entradas do Estado. Vamos preparar equipes para isso. A Polícia Militar, o Exército, guardas municipais para garantir o controle nas entradas. Isso para garantir que tenhamos medidas de prevenção de pessoas. São pessoas que se deslocam em outros estados, alguns clandestinos que deslocam para nosso estado. Se tem condição do isolamento social, no período de sete dias, para evitar a transmissão”, detalhou.
Wellington Dias lembrou que 2020 e um ano eleitoral. Ao lado de Firmino Filho, ele disse que as divergências políticas devem ser deixadas de lado. "Vivemos em um ano eleitoral. Embora seja incerto o que vai ocorrer, reforço a necessidade da maturidade política em todos os municípios.  Independente de que é governo ou oposição. A situação é muito grave. Queremos evitar que alcancem as situações que outros alcançaram. Se houver propagação sem controle não haverá profissionais e leitos para todos", destacou.
Apesar da situação grave, Wellington pediu para que as pessoas não entrem em pânico. "De um lado não criar pânico, mas fazer as pessoas compreenderem a gravidade do momento. A melhor receita é que a prevenção é o melhor caminho. Precisamos do apoio de todos", disse, chamando atenção para as entradas do estado.

"Temos 220 pontos de entradas por rodovias e aeroportos. Vamos preparar a Polícia, o Exército e Marinha para contar com o apoio e garantir o cumprimento da regra. Isso para prevenir o mais grave", disse.
Hérlon Moraes e Lídia Brito

quarta-feira, 18 de março de 2020

Os efeitos positivos da ações preventivas e ações de saúde do Governo do Piaui no combate ao Coronavirus

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo, mesa e criança
Em janeiro, antes mesmo da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar pandemia do novo coronavírus, o Governo do Piauí colocou em pauta diversas medidas para prevenir a proliferação do Covid-19. A força-tarefa encabeçada pelo governador Wellington Dias e secretário de saúde Florentino Neto  vem realizando ações preventivas e ações de saúde, como a compra de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), realização de campanhas educativas, teleconferências com secretários de saúde que integram o Consórcio Nordeste, capacitação dos diretores dos hospitais estaduais e profissionais da saúde, integração de ações entre rede estadual, rede privada e municípios, estruturação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), reforma de hospitais, preparação da rede de saúde e a decretação  de medidas de emergência.
As ações do governo do estado também visam a informação, com publicação de boletins diários de casos notificados, suspeitos e descartados, combatendo as publicações não oficiais (fake news) e tranquilizando a população acerca das ações implementadas pela Secretaria Estadual da Saúde.
Segundo o boletim informativo de hoje(18), o Piaui segue sem infectados, foram notificados 62 casos do vírus, sendo 19 excluídos, 43 casos suspeitos e nenhum caso confirmado.

Marcelo Magno está internado na UTI com sintomas semelhantes ao do Coronavírus

Marcelo Magno
Marcelo MagnoFoto: Divulgação
O jornalista Marcelo Magno, apresentador do programa Piauí TV 1º Edição pela TV Clube, está internado em Teresina com suspeita de Coronavírus. O comunicador esteve no estúdio da TV Globo, localizado no estado do Rio de Janeiro, onde apresentou mais uma edição do Jornal Nacional no último sábado (7) de março representando o Piauí.
Desde então, o jornalista está em observação, com gripe e febre em Teresina. Nesta segunda-feira (16), o programa da Rede Clube foi apresentado pelas jornalistas Neyara Pinheiro e Aline Moreira.
Piauihoje

terça-feira, 17 de março de 2020

Morre a médica Gildete Duarte


Faleceu na noite desta terça-feira(17)' a médica Gildete Maria Duarte, por complicações de um AVC.
Dra. Gildete estava internada na UTI do Hospital Marques Bastos em Parnaíba.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Prefeitura de Parnaiba suspende aulas da rede municipal por 15 dias


Resultado de imagem para prefeito mao santa

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), por determinação do Excelentíssimo Sr. Prefeito Francisco de Assis de Moraes Sousa, e seguindo orientações do Ministério da Saúde, em função do avanço COVID-19, comunica às famílias dos alunos da rede municipal de ensino que, a partir desta terça-feira (17) estão suspensa as aulas por um período de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, se assim se fizer necessário.
A SEDUC esclarece, por outro lado, que a medida segue orientação  do Gabinete de Mobilização, Organização e Controle para o enfretamento do novo Coronavírus, criado hoje(16) pelo prefeito Mão Santa,  mas que nenhum prejuízo será causado alunos. O calendário escolar para 2020 será reprogramado tão logo a situação do país se normalize.
Secretaria Municipal de educação-SEDUC: Comunicado

Governador antecipa férias e suspende aulas da rede estadual por 15 dias

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (16), no Palácio de Karnak, com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura; com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, e com o secretário de Estado do Governo, Osmar Júnior, com o objetivo de anunciar as medidas integradas adotadas e as ações que serão desenvolvidas pelo Estado por conta da pandemia do novo coronavírus. O chefe do executivo piauiense suspendeu as aulas da rede pública estadual de ensino e estabeleceu regras para realização de eventos com aglomeração de pessoas. Ainda nesta segunda-feira, será publicando um decreto que estabelece a antecipação das férias na rede estadual de ensino, integrando com os municípios e a rede privada.


De acordo com Wellington, a orientação não é motivo para pânico, mas há a necessidade de trabalhar ações de prevenção junto aos municípios. “É preciso agora muita responsabilidade e, ao mesmo tempo, também trabalhar com aquilo que já se conhece sobre o coronavírus. Fizemos uma importante agenda com o prefeito Jonas Moura, a fim de fazer uma integração maior com os municípios. Daqui para frente, teremos um sistema de ampliação da qualificação de pessoal semanal, especialmente da área de Saúde, para a necessidade de trabalhar o tema em cada município. A Secretaria da Saúde vai disponibilizar uma videoaula, na qual tecnicamente se coloca o passo a passo para a forma correta de trabalhar, desde a parte ambulatorial até a parte clínica. Ao mesmo tempo, queremos trabalhar, em cada município, para que as pessoas com esse conhecimento possam ocupar os meios de comunicação e repassar as informações corretas para a população”, afirmou Dias.

O presidente da APPM mostrou-se preocupado com a situação e confiante de que, com o apoio do Governo do Estado, os municípios estarão preparados. “A intenção é que a gente possa alinhar as ações do governo federal e Governo do Estado junto aos municípios. Tive a iniciativa de pedir ao governador essa conversa exatamente para estarmos atualizados, saber como vamos proceder. Definimos com o secretário da Saúde as teleconferências toda semana, além do fornecimento de material básico para aqueles que estarão na linha de frente do atendimento e também, já aproveitando a presença do secretário Rafael Fonteles, para nos juntarmos ao Fórum de Governadores e à Confederação uma forma de nos prevenirmos na questão financeira. Obviamente, a questão em pauta aqui é a Saúde, mas a questão financeira vem como consequência desse problema. Então, estamos confiantes de que o Piauí vai enfrentar isso de cabeça erguida”, frisou Jonas Moura.
O secretário de Estado de Governo, Osmar Júnior, reiterou as orientações contidas no decreto. “Estabelecemos ações governamentais, mas que dependem principalmente do comportamento das pessoas. Essas restrições indicadas partem, primeiro, da própria administração pública, onde estão suspensos todos os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em um local fechado, e que suspende também eventos em locais aberto com mais de cem pessoas em locais abertos promovidos pelos Governo do Estado, recomendação que se estende a eventos promovidos tanto pelos órgãos públicos quanto por empresas privadas. Ficou decidida ainda a suspensão das atividades de ensino na rede pública estadual como uma medida de reduzir o contato entre as pessoas. Por fim, há no decreto a recomendação em relação aos procedimentos nos órgãos públicos e também de orientação para as pessoas. Essas são medidas que visam combater a expansão da contaminação”, afirmou o gestor.
Comitê Emergencial
O Estado conta com um comitê emergencial formado por algumas secretarias e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde. “Entendemos que estamos diante de uma pandemia, uma emergência internacional, que é preciso que o governo todo esteja se movimentando no sentido de auxiliar na condução desse processo”, disse Florentino Neto. O gestor falou também sobre as férias antecipadas contidas o decreto. “Foi decidido que o decreto traz a suspensão do período de aulas. Estamos antecipando por 15 dias o período de férias. Havendo necessidade, podemos até prorrogar esse prazo. Também estamos aqui com o decreto que disciplina a realização de eventos públicos em ambientes fechados. Havendo a necessidade de realização de um evento, que seja em espaço aberto, podemos chegar até cem pessoas”, ressaltou o secretário.

O governador recomendou que a rede privada e de ensino superior também suspendam as aulas temporariamente. “A partir daquilo que estabelecemos em decreto, ou seja, assim como o Estado, os municípios estão trabalhando para antecipação, inicialmente por 15 dias, das férias na rede escolar e recomendamos também à rede federal e à rede privada, inclusive ensino superior, para que tenhamos, assim, um forte componente nesta área da prevenção”, reiterou Wellington.
ccom

Coronavírus: Azul comunica ao governo do Piauí a suspensão de voos para Parnaíba

A Azul Linhas Aéreas comunicou ao governo do Piauí a suspensão de suas operações em 11 cidades, incluindo o município de Parnaíba. Segundo a empresa, a suspensão ocorrerá no período de 23 de março a 30 de junho devido à pandemia do coronavírus. A Secretaria de Turismo foi informada da decisão pelo representante da empresa, Ronaldo Veras.
Segundo a Setur, a Companhia explicou ainda que os passageiros em Parnaíba serão deslocados via terrestre até Teresina. 
“Em função dessa situação, estamos revendo toda nossa malha aérea emergencialmente. Não vamos deixar de operar. No caso do Piauí, vamos suspender os voos em Parnaíba, do dia 23 de março até 30 de junho. Lamentavelmente tivemos que tomar essa decisão. É uma situação temporária, vamos voltar”, garantiu a Azul.
O secretário de Turismo, Flávio Nogueira, disse que a medida é necessária.  "Estamos numa situação delicada, medidas como essas são necessárias para prevenir que o vírus se espalhe ainda mais. Mas precisamos reforçar que será temporário, que aquela viagem que você faria para o Piauí, não seja cancelada e sim adiada", finaliza o gestor. 
Confira a lista das cidades que terão suspensão dos voos:
De 23 de março a 30 de junho
  • Lages-SC
  • Pato Branco-PR
  • Toledo-PR
  • Ponta Grossa-PR
  • Guarapuava-PR
  • Araxá-MG
  • Valença-BA
  • Feira de Santana-BA
  • Paulo Afonso-BA
  • Parnaíba-PI
Hérlon Moraes (Com informações da Setur)

domingo, 15 de março de 2020

Governo do Piauí divulga recomendações sobre o Covid-19 a servidores estaduais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem realizando uma série de ações de conscientização para o combate do coronavírus (Covid-19) recomendadas pelo Ministério da Saúde e divulgou neste domingo (15/03), orientações aos servidores e empregados públicos do Governo do Estado do Piauí.

“Neste momento, é importante que todos atuem com tranquilidade e responsabilidade de maneira a prevenir e contribuir para conter o avanço da transmissão do Covid-19. Portanto, é imprescindível que todos os servidores e empregados públicos adotem as ações preventivas diárias e sejam multiplicadores dessas informações no seu trabalho e junto aos seus familiares”, diz o comunicado.

As recomendações orientadas são: lavar frequentemente as mãos com água e sabonete; alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel à 70%; cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas; evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais; manter os ambientes bem ventilados. Se possível, abrir portas e janelas utilizando menos o ar condicionado; não compartilhar objetos pessoais; ter cuidado ao utilizar os banheiros públicos; manter limpas e desinfetadas com álcool à 70% ou hipoclorito (1% a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo: corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras;

Também está sendo orientado que, caso o servidor ou empregado público tenha recentemente retornado de viagem a algum lugar onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de sete dias, principalmente, se forem pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao Covid-19; buscar o serviço de Saúde, quando apresentar sintomas compatíveis com o Covidd-19 como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Caso você seja um paciente suspeito, ao ser atendido pela unidade de saúde, será feita uma notificação pelo profissional de saúde, realizada coleta de amostras de material e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) para análises.

O Governo esclarece ainda que não existe necessidade de uso de máscaras, apenas se você apresentar sintomas e for a um serviço de saúde. Lá você terá disponível uma máscara cirúrgica, com o objetivo de reduzir a propagação do vírus naquele ambiente que você está sendo atendido.

É importante ter cuidado com as informações divulgadas. Consuma apenas as que sejam provenientes de fontes confiáveis de órgãos oficiais dos governos federal, estadual e municipal. Não repasse quando você não tem certeza da origem da fonte.

Confira o comunicado.

Fonte: CCom/PI

sábado, 14 de março de 2020

Podemos de Parnaiba se reúne para traçar estratégias para a eleição de 2020

Os membros do Podemos de Parnaiba já se preparam para as eleições de 2020, os filiados e pretensos candidatos se reuniram nesta sexta-feira(13) para tratar de estratégias para a eleição deste ano. Estiveram presente os jornalistas Carlos Mesquita e Junior Rego, os ex-vereadores Renatinho da Cepisa e Gerivaldo Benicio, o empresário Rodney Spindola, Everaldo da Longá, , Reginaldo Mesquita, entre outros. O Podemos deverá seguir na base politica do prefeito Mão Santa. 


Gustavo Bebianno, ex-ministro de Bolsonaro, morre no Rio de Janeiro


Resultado de imagem para BEBIANO
O ex-secretário da Presidência, Gustavo Bebianno morreu na manhã de hoje em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo jornal O Globo e confirmada pela reportagem do UOL. Ele tinha 56 anos de idade e sofreu um infarto fulminante.
Ao UOL, o presidente do diretório do PSDB do Rio de Janeiro, Paulo Marinho, disse que ele passou mal por volta das 4h de hoje. "Infelizmente, é verdade. Passou mal, foi levado ao hospital, tentaram reanimá-lo, mas não resistiu", afirmou por telefone.
O desafeto de Jair Bolsonaro, Bebianno foi o pivô da primeira crise política do governo. Atualmente no PSDB tinha planos de se candidatar à Prefeitura do Rio nas eleições desse ano.
Ascensão política
Advogado de formação, Gustavo Bebianno Rocha nasceu no Rio de Janeiro em 18 de janeiro de 1964. Em 2017, ele foi apresentado ao então deputado federal Jair Bolsonaro, oferecendo-se para defendê-lo gratuitamente em diversas causas. Em pouco tempo, os dois estabeleceram uma relação de confiança.
Bebianno se filiou ao PSL —partido de Bolsonaro entre janeiro de 2018 e novembro de 2019— em março de 2018, mas deixou a sigla poucos meses depois, em outubro, após o segundo turno da eleição presidencial. Neste período, chegou a presidir o partido.
Ruptura com clã Bolsonaro
Com a eleição de Bolsonaro, Bebianno se tornou o secretário-geral da Presidência da República. No entanto, apesar de ter assumido a função em 1º de janeiro de 2019, deixou o cargo pouco depois, em 18 de fevereiro, em meio a um racha no PSL em decorrência das denúncias de candidaturas laranjas da sigla.
Fora da função, Bebianno disse, em entrevista à rádio Jovem Pan, que foi "demitido pelo Carlos Bolsonaro" em referência às discordâncias com o filho do presidente, vereador no Rio de Janeiro. Ele afirmava ter informado Jair Bolsonaro sobre os casos, tornando-se protagonista da primeira crise do governo Bolsonaro. A família do presidente negava a existência das conversas, mas áudios confirmaram a versão do advogado.
Em dezembro, Bebianno se filiou ao PSDB a convite de João Doria, governador de São Paulo. No começo de março, os dois anunciaram a pré-candidatura do ex-PSL à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Ainda no começo de março, entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, fez mais críticas a Bolsonaro e admitiu preocupação com o governo federal. "Não tenho bola de cristal, não sei o que vai acontecer. Mas temo por uma ruptura institucional", declarou na ocasião. "Ele praticamente não trabalha pelo Brasil. O risco é esse, a começar pelos filhos. AI- 5 para cá e para lá, críticas infundadas a outros poderes", completou.
UOL

sexta-feira, 13 de março de 2020

PARNAIBA: Defesa Civil decreta alerta vermelho para o litoral do Piauí

A Secretaria Nacional de Defesa Civil decretou alerta vermelho com previsão de chuvas intensas no litoral piauiense.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomendou que as autoridades públicas e Defesas Civis Municipais adotem medidas de emergência porque o risco é alto para a a ocorrência de tempo chuvoso, com acumulado de chuvas até às 12h desta sexta-feira (13).
O período chuvoso tem provocado a subida dos rios que cortam o Piauí. Em alguns municípios da região Norte, como Luzilândia, Batalha e Esperantina já foram registradas enchentes que deixaram famílias ribeirinhas desabrigadas. Na cidade de Parnaíba, o aumento no nível do rio de mesmo nome não causou estragos, mas já pode ser percebido em alguns pontos.
Os bares e casas nas margens do Parnaíba na cidade parnaibana foram invadidos pelas águas.
Saindo do rio Parnaíba e chegando ao Rio Igaraçu,(que banha a maior extensão urbana da cidade de Parnaíba) a cheia é perceptível nos pontos da orla da Beira Rio, no bairro Nossa Senhora do Carmo. Em anos anteriores o campo de futebol chegou a ficar totalmente encoberto.
Blog do Bsilva

Coronavírus: movimentos decidem adiar ato pró-Bolsonaro em Teresina


Os movimentos "Direita Piauí" e "Direita Piauiense" confirmaram o adiamento do ato que aconteceria no próximo domingo (15/03), em Teresina, contra a corrupção e em defesa de Jair Bolsonaro.
A decisão atende recomendação do próprio presidente, que nesta quinta-feira (12/03) fez pronunciamento em cadeia nacional. Ele reconheceu os protestos como legítimos, mas falou da importância de repensá-los em virtude da pandemia de coronavírus.
Apesar da intenção dos movimentos de adiar os atos, muitos apoiadores do presidente defendem ir às ruas mesmo assim. Ontem, a tag #DesculpaJairMasEuVou ficou entre os termos mais citados do Twitter.




Apoliana Oliveira/180graus

quinta-feira, 12 de março de 2020

Marina Brito inaugura Diretório Municipal dos Progressistas nesta segunda (16)


Proposta de Rejane Dias zera imposto sobre medicamentos antidepressivos

Projeto de Lei apresentado nesta quarta-feira, 11, pela deputada federal Rejane Dias prevê isentar impostos sobre a importação de medicamentos para depressão, ansiedade e fibromialgia. Pelo texto, ficam isentas as importações e a receita bruta de venda no mercado interno desses medicamentos como forma de reduzir o preço final das fórmulas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, a depressão será a segunda causa de incapacitação no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.  Ainda segundo a OMS, a maioria dos que sofrem de depressão e ansiedade não recebem tratamento: seis em cada dez na América Latina não procuram ou não conseguem qualquer suporte.
Para a deputada, a democratização do acesso aos medicamentos é passo fundamental para facilitar o tratamento da depressão, da ansiedade e da fibromialgia reduzindo os preços finais dos medicamentos, tanto para o SUS, quanto para a farmácia comum.
“O que está proposto no Projeto é maior do que uma justificativa orçamentária. É uma necessidade real. Uma política de saúde pública. Muitas vezes o preço do medicamento é um impeditivo para que o paciente continue o tratamento”, defendeu.
cidadeverde

quarta-feira, 11 de março de 2020

Defesa Civil alerta para risco de inundações em três municípios da região litorânea do Piauí

Resultado de imagem para inundaçao


A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulga o alerta de “risco alto” em três municípios do Piauí: Buriti dos Lopes, São José do Divino e Caxingó. Há risco de inundações e enxurradas, principalmente, para as comunidades ribeirinhas. Os dados foram divulgados na noite dessa terça-feira (10) pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais.

Em Buriti dos Lopes, o risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias, pelo aumento do nível das águas do Rio Parnaíba e seus afluentes, podendo atingir a zona rural do município, nas localidades Barra do Longá, Vila Iracema, Passagem Canoa, Ponte Jandira, Várzea do Simão e Vila São Remígio. A elevação dos rios Longá e Piracuruca colocam em risco principalmente os bairros Centro e Bom Jesus, em Caxingó, onde cerca de 98 moradias estão localizadas em áreas em risco, assim como 100 moradias em São José do Divino, nas localidades Centro, Triunfo, Botaque e Brancas.
No município de Luzilândia há risco “moderado”, o que não descarta os riscos alertados de inundações, que podem colocar em risco 800 moradias.
Os Planos de Contingência municipais devem ser colocados em prática com o intuito de verificar os riscos e encontrar local seguro para a população. A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros estão em total alerta para atuar de forma a atender as necessidades da população das áreas de risco.

Deputado Marden quer título de cidadania piauiense para Wesley Safadão



Marden quer título de cidadania piauiense para Wesley Safadão
Tramita nas comissões da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Decreto Legislativo para a concessão de título de cidadania piauiense ao cantor Wesley Oliveira da Silva, mais conhecido como Wesley Safadão .

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Marden Menezes (PSDB), que justificou a proposição afirmando que é pelos relevantes serviços prestados pelo cantor ao Estado do Piauí.
Segundo o parlamentar, o cantor sempre fala bem e promove o Estado do Piauí por onde passa. A proposta ainda está sendo analisada nas comissões técnicas e depois será votada em plenário.
Se o título de cidadania for concedido ao cantor, ainda será marcada uma data para a concessão da honraria. O cantor vai realizar show na cidade de Teresina no próximo dia 25 de abril, no Theresina Hall.

gp1

terça-feira, 10 de março de 2020

Ministros sugerem a Bolsonaro adiamento de protestos do dia 15

O derretimento global da economia e a escalada do surto de coronavírus no mundo estão sendo usados por ministros para aconselhar o presidente Jair Bolsonaro a fazer um pronunciamento em rede nacional sugerindo o adiamento das manifestações marcadas para o dia 15 de março. A informação foi antecipada pelo site BR Político, do Grupo Estado.
Líderes de movimentos que estão convocando os protestos contra o Congresso, no entanto, dizem que não veem motivo para adiamento. Eles argumentam que outras atividades com aglomeração de pessoas, como shows e jogos de futebol, não foram canceladas.
Bolsonaro está sendo aconselhado a fazer um gesto de "estadista" e dizer que a "saúde do povo brasileiro tem de vir antes de brigas políticas menores".
Juntamente com isso, o presidente enalteceria a manutenção do seu veto aos dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que transferiam para o Congresso R$ 30 bilhões. O Congresso decidiu manter os vetos presidenciais a trechos da LDO na semana passada.
Como parte do plano desses aliados, tanto Legislativo quanto Executivo passariam a tratar os três Projetos de Lei do Congresso Nacional (PLNs) não como um "acordão", mas como a necessária regulamentação do Orçamento impositivo, que passaria então por um teste, a depender do crescimento da arrecadação e dos ganhos fiscais advindos com as reformas.
O convite a que o governo lidere uma agenda propositiva de reformas, feito anteontem pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi lido no governo como um convite a uma trégua na guerra entre os Poderes, dado o susto com a iminência cada vez mais clara de uma recessão global de tamanho ainda imprevisível.
O terceiro vetor para tentar acalmar a política e a economia seria o envio da reforma administrativa à Câmara ainda nesta semana, numa demonstração da disposição do Planalto de distensionar o ambiente com os demais Poderes.

Movimentos

Eduardo Platon, líder do Movimento Avança Brasil, um dos que estão organizando os atos do dia 15, disse que não há motivo para adiar o protesto. "Estamos monitorando tudo que está acontecendo e estamos mantendo os atos para o dia 15. Os jogos de futebol não foram cancelados, os grandes eventos não foram cancelados", disse Platon.
Outro grupo, o NasRuas, também informou ao Estado que manterá a convocação. O República de Curitiba, que defende temas pró-Lava Jato, como a prisão em segunda instância, também não deve mudar a agenda.
"O vírus da corrupção no sistema político do Brasil é mais perigoso que o coronavírus no momento", afirmou Paulo Generoso, coordenador do grupo. Ele, porém, fez uma ressalva: "Se o presidente pedir (para adiar), a gente atenderá".

'Apoio às reformas'

Após ser questionado se o governo vai trabalhar para dissuadir atos contra o Congresso e o Judiciário, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse nesta segunda, 9, que as manifestações têm como pauta "apoio às reformas".
"A manifestação está colocada aí como apoio às reformas. Acho que sobre a questão com o Congresso, temos que aprofundar o diálogo, trabalho que está sendo feito pelo ministro (Luiz Eduardo) Ramos para que a gente consiga avançar naquilo que precisa avançar", afirmou Mourão.
O presidente em exercício disse ainda que não vai aos protestos, mas que "não vê problema" nos atos. "Manifestação faz parte da vida democrática. Desde que ordeira, pacífica, não vejo problema " No sábado, 7, o presidente Jair Bolsonaro havia convocado a população para participar dos protestos. 
Fonte: Estadão 

Sesapi prepara a instalação de Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acompanhado da deputada federal Rejane Dias; da gerente de Saúde Mental, Virgínia Pinheiro e da diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, visitou, na tarde desta segunda-feira (9), as instalações do Hospital Dirceu Arcoverde da Policia Militar (HPM). A unidade é uma das candidatas a abrigar as instalações do Primeiro Núcleo de Prevenção ao Suicídio da Rede Estadual de Saúde.
O secretário e a parlamentar se comprometeram em promover trabalhos voltados à prevenção do suicídio no Estado. “A Sesapi tem feito grande esforço para garantir a execução do Plano de Prevenção ao Suicídio. Temos trabalhado com a capacitação dos nossos profissionais, tanto em Teresina, como nas outras macrorregiões do estado. Outro foco, por orientação do governador, será, juntamente com a deputada Rejane Dias, trabalhar na implantação desse nosso Núcleo de Prevenção, que é de suma importância para mudar a realidade do estado em relação ao suicídio”, explicou Florentino Neto.
A deputada Rejane Dias disse que o cuidado que o Governo do Estado vem tendo com a temática do suicídio é necessário, uma vez que este é um problema que assola todo o país. “Nós vivemos uma onda de problemas relacionados a pessoas que sofrem com depressão e precisamos mudar isso. Queremos atender as necessidades da população. A implantação desse núcleo, assim como a busca por levar profissionais da psicologia para as nossas escolas, é um dos fatores que nos ajudarão na prevenção ao suicídio”, destacou.
A gerente de Saúde Mental, Virgínia Pinheiro explica que o núcleo contará com profissionais especializados que direcionarão o cuidado às pessoas com comportamento suicida de forma interdisciplinar e articulado com a Rede. “Será realizada a implantação de oito leitos. A tarefa colocada ao serviço será oferecer uma atenção singularizada e holística do indivíduo, em que o cuidado será realizado de forma interdisciplinar e articulado com a Rede. A ampliação e fortalecimento da rede de cuidados da pessoa que vivencia sofrimento psíquico significa um avanço na Saúde Mental do Estado. Pretende-se, dessa forma, propiciar mudanças no cenário piauiense no que diz respeito a índices de tentativas e óbitos por suicídio”, explica.
Na manhã desta segunda (9), em reunião com a equipe da Gerencia Assistencial de Saúde Mental (GASM), diretores e representantes dos hospitais, também foi discutida a implantação de leitos de saúde mental nos hospitais de Oeiras e Bom Jesus.